Como escolher a pilha certa?

Como escolher a pilha certa?

Apesar de serem comuns no dia a dia, nem todo mundo sabe como escolher o tipo de pilha para cada momento de uso. Separamos aqui cinco informações técnicas e práticas para você entender mais sobre esse universo.

 

1. Como escolher a pilha correta?

Primeiro você deve escolher a pilha de acordo com o tamanho e tipo indicado pelo fabricante do equipamento. Em seguida, pelo tipo de tecnologia necessária.

As Amarelinhas: também conhecidas como pilhas ou de Zinco, são indicadas para aparelhos que exigem baixo consumo de energia, como relógios de parede e controles remotos de televisão. Para conhecê-los, clique aqui.

Pilhas Alcalinas: indicadas para aparelhos com alto consumo de energia, como flashes fotográficos, brinquedos eletrônicos, aparelho de medir pressão e lanternas de alto desempenho. Para conhecê-los, clique aqui.

Pilhas Recarregáveis: essas pilhas são indicadas para dispositivos de alto consumo de energia, como os aparelhos que funcionam com alcalinas, porém usados com muita frequência. As recarregáveis são perfeitas para pessoas que necessitam de muitas pilhas em um curto espaço de tempo, como fotógrafos profissionais, gamers ou profissionais que usam pilhas em seu mouse e teclado sem fio diariamente. Babás eletrônicas, microfones e brinquedos são outros bons exemplos de uso para as pilhas

recarregáveis.

A Pilha Recarregável Rayovac recarrega até 1500* vezes e sua carga dura 3 vezes mais que as pilhas alcalinas, o que significa que cada pilha equivale a pelo menos 1500 alcalinas. Com as recarregáveis, além de poupar dinheiro e ganhar praticidade, você diminui o impacto ao meio ambiente produzindo menos lixo. Para conhecê-los, clique aqui.

Pilhas Eletrônicas: utilizadas em aparelhos como controle de portões eletrônicos, chaves de carro, calculadora científica, frequencímetros, termômetros, pointers de apresentação, relógio de pulso, brinquedos, balanças, óculos, e em uma infinidade de dispositivos. Para conhecê-los, clique aqui.

Pilhas auditivas: necessárias para o funcionamento de aparelhos auditivos de diferentes tamanhos. Para conhecê-los, clique aqui.

* Testes realizados em câmera digital. Os resultados podem variar de acordo com o equipamento utilizado.

2. Preciso retirar as pilhas do aparelho se não for usá-lo por algum tempo?

Sim. Todos os dispositivos devem ser guardados sem pilhas caso o período sem uso seja superior a um mês. Isso vai evitar que elas vazem e causem danos ao equipamento. Essa recomendação vale para qualquer tecnologia  e tamanho de pilha.

 

3. Colocar pilhas no congelador faz com que durem mais?

Não. Esse é um mito baseado em uma receita caseira que vai, no máximo, garantir uma sobrevida de alguns instantes às pilhas. Isso acontece porque a reação química que ocorre dentro delas libera gases que dificultam a passagem da energia elétrica. Ao colocá-las no refrigerador, os gases acabam congelados, facilitando o trânsito da carga que ainda resta e fazendo com que elas funcionem por alguns poucos minutos a mais.

 

4. Como devo armazenar minhas pilhas?

Algumas condutas são importantes:

  • Mantenha as pilhas na embalagem original. Isso as protege de agentes externos (como a umidade) e evita que entrem em contato com metais – o que pode fazer com que percam a carga.
  • Escolha um local seco e fresco para guardar suas embalagens, sem grandes variações de temperatura. Pilhas devem ser armazenadas em ambiente fresco, longe de raios solares e fontes de calor.
  • Não deixe os polos positivos e negativos das pilhas próximos. Isso pode fazer com que elas conduzam eletricidade e descarreguem.
  • Não junte pilhas novas com pilhas velhas. Pelo mesmo motivo acima: elas também podem descarregar por conduzirem eletricidade.

 

5. O que mais preciso saber para o bom funcionamento das minhas pilhas de zinco, alcalinas e recarregáveis?

 

  • Mantenha sempre limpos os polos da pilha e o compartimento onde ela será colocada, passando uma borracha comum ou um pano áspero sempre que trocá-las. Apenas limpar as pilhas e o compartimento com um pano seco já seria o suficiente.
  • Não tente recarregar uma pilha de zinco ou alcalina. As únicas que podem passar por esse processo são identificadas como “recarregáveis” na embalagem.

 

Seguindo as dicas acima você garante o bom funcionamento dos seus aparelhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *