Montagem com matriz de contatos protoboard

Montagem com matriz de contatos (ProtoBoard)

Se você é um iniciante na área de eletrônica, talvez ainda tenha dúvidas de como realizar as suas montagens em uma matriz de contatos (protoboard). A matriz de contatos é a melhor forma de realizar a sua montagem de maneira experimental, pois você pode interligar os componentes sem a necessidade de solda, ela é como uma espécie de tabuleiro onde os componentes podem ser encaixados para montar praticamente qualquer circuito de maneira povisória.

Como funciona uma matriz de contato?

É como foi dito acima, a protoboard é uma peça plástica e com centenas de furos, esses furos são interligados de maneira que não há necessidade do uso de solda, dessa forma, você pode conectar um componente eletrônico ou um fio que eles passarão a ter contato elétrico!
As ligações entre os furos não são aleatórias, elas seguem o padrão que pode ser visto na imagem abaixo:
Montagem com matriz de contatos (ProtoBoard)Todos os terminais que estejam na mesma linha vertical estarão eletricamente conectados entre si, a imagem abaixo é uma ótima maneira de explicar o funcionamento de uma protoboard:
 explique-protoboardNa imagem acima temos um circuito simples de acionamento de um led, como podemos ver, a ligação elétrica das linhas superior e inferior são feitas na horizontal, então temos uma tensão de 5v indo ao ânodo do led (terminal positivo), um resistor conectado ao katodo do led que por sua vez irá ao negativo da fonte via chave switch. O circuito acima é uma excelente opção de montagem, pois de maneira simples o fará entender e auto explicar o funcionamento da protoboard (matriz de contatos).

Protoboard ou matriz de contatos?

O nome protobard ou breadboard vem do inglês e é muito utilizado na língua portuguesa, trata-se do mesmo que matriz de contatos ou placa de ensaios, ou seja: Uma base para construção de protótipos de circuitos elétricos e eletrônicos.

Curso fazendo montagem em Protoboard

Gostaria de aprender mais sobre o assunto e se tornar um expert em montagem de circuitos em matriz de contatos? Apresentamos este curso do Instituto Newton Braga, você conhecerá o que é uma matriz de contato, com funciona e como fazer projetos eletrônicos, dos simples aos complexos.
Sabendo manusear corretamente uma matriz de contato, o aprendizado sobre eletrônica se tornará mais fácil, pois ficará mais acessível as montagens eletrônicas, aprendendo na prática sobre o fantástico mundo da eletrônica!

Esse curso permitirá que os praticantes de eletrônica, makers, professores de tecnologia, estudantes de cursos técnicos e de engenharia dominem a técnica de montagem de circuitos eletrônicos neste poderoso recurso que não faz uso de solda. Ah, esqueci de informar que esse curso disponibiliza um certificado de conclusão que com certeza dará mais peso ao seu curriculum. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *