Você sabe o que é IPTV?

IPTV

O que é IPTV?

A IPTV (Televisão por Protocolo de Internet, ou Internet Protocol Television, em inglês) é uma tecnologia que permite a transmissão da programação da televisão por meio de protocolos de internet. A IPTV funciona de forma semelhante a serviços de streaming como Youtube e Netflix: por meio de conexões de alta velocidade (normalmente acima de 5 Mbps), o conteúdo é enviado para as residências de milhares de pessoas.

Como funciona?

Esta tecnologia nada mais é do que a junção de um serviço de televisão com a de internet banda larga. Ao invés de receber seu sinal de televisão pela antena ou pelo cabo da sua operadora de TV a cabo, você a recebe via internet.

Este serviço exige um conversor (também conhecido como Set-top Box), que transformará o sinal recebido através da internet para que ele possa ser visualizado na tela.

Segundo consta, o serviço de IPTV exige uma conexão com a internet de pelo menos 4 MBPS, o que não deve comprometer o restante de sua banda. Por exemplo, se você assina um pacote de banda larga de 2 MBPS juntamente com um de IPTV, o serviço deverá contar com pelo menos 6 MBPS.

Conteúdo

Apesar de toda a facilidade, o conteúdo exibido na IPTV não será o mesmo de um canal aberto, salvo se alguma emissora resolver entrar neste ramo. É mais provável encontrar canais exclusivos e também transmissão de filmes por demanda, adquiridos pelos clientes.

Além disso, por ser um sistema interativo e contar com a participação do cliente, este sistema também proporcionará sistemas de comércio online, além é de entretenimento e diversão, aproximando-se ainda mais de uma função que era exclusiva da dupla computador e internet.

Deste modo, você poderá realizar comprar, acessar sites de filmes, vídeos, música e apresentações de fotos sem que para isso necessite de um computador. Tudo poderá ser feito através da sua televisão conectada a um serviço de IPTV.

IPTV é legal?

A IPTV não é necessariamente pirataria, mas pode ser. Existem emissoras que disponibilizam conteúdo para que seja transmitidos pela IPTV, tornando o conteúdo legalizado, o problema é que existem também empresas que transmitem conteúdos sem o consentimento da emissora e muitas vezes até cobram mensalidades e dizendo estar dentro da lei. O que essas empresas fazem é realizar uma assinatura de TV e transmitir para diversas pessoas, tornando a transmissão ilegal, já que para transmitir conteúdo de emissoras é necessário um acordo entre ambas partes, como muitas outras empresas sérias de IPTV fazem.

Situação similar também acontece em sites de vídeos como o YouTube, já que por vezes os usuários fazem upload de vídeos, seja um programa de TV ou um filme, sem ter direitos autorais para isso, nesses casos o YouTube costuma tirar os vídeos do ar assim que constata a ilegalidade do vídeo.

Aparelhos Receptores de IPTV

Um dos aparelhos mais usados para acesso a IPTV é o TV Box, que nada mais é que é um aparelhinho discreto que roda Android e você instala na sua TV, geralmente, via HDMI. Assim que você faz a conexão e configura o sistema (é rápido), a tela principal aparece e você pode escolher o quer assistir: Netflix, YouTube, programas de TV e por aí vai.
O aplicativo que recomendamos para acesso a TV é o Kodi.
Caso queira comprar uma tv box para usar com iptv, basta clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *